Estrutura

ESTRUTURA DA ACMEB

A estrutura da ACMEB, de acordo com o Estatuto reformado na Reunião Extraordinária da Assembleia Geral realizada dia 05 de novembro de 2016 é a seguinte:

Assembleia Geral: por convocação do Presidente, reúne-se em caráter ordinário uma vez ao ano e, extraordinariamente, sempre que necessário. É composta por todos os afiliados, sendo que têm direito a voz e voto os afiliados ativos e os permanentes qualificados no Estatuto; os demais afiliados (fundadores, natos, colaboradores, fraternos e honorários) têm direito ao uso da voz somente. Os afiliados natos e ativos representam as denominações evangélicas que possuem pastores nos Quadros de Oficiais Capelães das Forças Armadas e Auxiliares. (Art. 27 a 31 do Estatuto)

Diretoria Executiva (DIREX): por convocação do Presidente, reúne-se em caráter ordinário três vezes ao ano e, extraordinariamente, sempre que necessário. É composta pelo Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º Tesoureiro e 2º Tesoureiro. O mandato é de dois anos.

Conselho Fiscal: por convocação do Relator, reúne-se em caráter ordinário às vésperas da Reunião Ordinária da Assembleia Geral e, extraordinariamente, sempre que necessário, por convocação do seu relator. É composto por três membros efetivos e um suplente. São escolhidos dentre membros de denominações evangélicas, preferencialmente afiliadas à ACMEB. O mandado é de dois anos. (Art. 32 e 33 do Estatuto)

Comissão de Ética: é instaurada pelo Presidente e possui Relator próprio. Reúne-se quando necessário. É composta por cinco membros, sendo três afiliados ativos e dois afiliados permanentes. O mandato é de dois anos. (Art. 34 e 35 do Estatuto)

Secretaria Executiva: órgão de execução, criado pela DIREX e a ela subordinado, composto por um Secretário Executivo escolhido pela DIREX e por funcionários contratados. O Regimento Interno define a competência, organização e funcionamento da Secretaria Executiva. (Art. 24 e 25 do Estatuto)

Assessorias e representações: cargos (ou órgãos) constituídos em qualquer parte do território nacional e exercidos por pessoas eleitas pela DIREX. O Regimento Interno define a competência, organização e funcionamento das assessorias e representações. (Art. 24 e 25 do Estatuto)

Filiais: são constituídas pela DIREX em qualquer parte do território nacional. Utilizam o CNPJ da matriz. Essa categoria foi criada para acolher as capelas militares evangélicas para cujo funcionamento que vierem a precisar de condições jurídico-administrativa. As capelas são frequentadas por fieis evangélicos: militares, servidores civis, respectivos familiares e demais interessados. São de caráter interdenominacional e funcionam sob a direção de um capelão militar. O Regimento Interno define a competência, organização e funcionamento das filiais. (Art. 24 e 25 do Estatuto)   

Sede e Escritório: a ACMEB ainda não possui sede própria. Geralmente uma das denominações afiliadas acolhe a ACMEB em suas dependências. A sede atual encontra-se no endereço da Convenção Batista Nacional (CBN): SDS, Edifício Venâncio Júnior, Bloco M, Entrada 14, CEP 70394-900 Brasília – DF Brasília – DF. O escritório funciona em sala localizada nas dependências da CBN.

Contato:

E-mails: 

Site: