CAPELÃES DO PROARE SÃO HOMENAGEADOS PELO CBMGO

Fonte: PROARE

No último dia 02 do mês corrente, na sede do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, em Goiânia-GO, foi realizada a solenidade referente à comemoração do Dia Nacional do Bombeiro.

Homenageados: Cpl Moysés e Cpl Jackson
Fonte: PROARE

Na oportunidade, foram homenageados com a entrega da Medalha Dom Pedro II, considerada a maior condecoração da Corporação, os Capelães: TC BM RR MOYSÉS Cruz e JACKSON Jean Silva, ambos voluntários da Associação Evangélica Pró Capelania Militar e de Segurança Pública do Brasil (ACMEB) e que atuam como colaboradores junto ao Programa de Assistência Religiosa e Espiritual (PROARE) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). Além do público convidado, a solenidade contou com as ilustres presenças de autoridades locais, destaque para o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do Secretário da Segurança Pública, Rodney Miranda, do Comandante COpEsp do Exército Brasileiro, Gen Bda Gustavo Henrique Dutra de Menezes, e, ainda, do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), Cel Esmeraldino Jacinto de Lemos.

Foto: Gov. Ronaldo Caiado (ao centro) com homenageados
Fonte: PROARE

A Medalha Dom Pedro II é destinada a agraciar as instituições, autoridades e pessoas que tenham prestado relevantes e notáveis serviços à Corporação e que, em passado recente, ano de 2017, também foi entregue a mais 02 (dois) outros Capelães Voluntários da ACMEB: Rev. ALUÍSIO Laurindo da Silva e Rev. HUDSON Faria dos Santos. (Ver mais em: http://acmeb.org.br/2017/10/03/presidente-da-acmeb-e-homenageado/ )

O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado anualmente em Goiás com uma série de eventos que tem na cerimônia militar de entrega de medalhas o ponto mais alto. A solenidade tem a finalidade de comemorar os avanços da Corporação, enaltecer o espírito patriótico dos goianos, divulgar a importância da Instituição e de seus valiosos integrantes que são homens e mulheres vocacionados, devotados e capacitados para servir a sociedade prestando um serviço de excelência.

Memória histórica do “2 de julho”

Na data de 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou o Serviço de Extinção de Incêndio. Na época, ao se identificar o primeiro indício de incêndio, os homens, mulheres e crianças eram alertados por um sinal dado por intermédio de badalos de sinos e, em seguida, todos seguiam a orientação de comporem uma fila e, a partir do poço mais próximo, passavam baldes de água, de mão em mão, até que chegassem ao local do incêndio para apagar as chamas.

Mais tarde, com o objetivo de oficializar a importância da profissão de bombeiro, o Presidente Getúlio Vargas, por meio de Decreto Presidencial datado de 1954, instituiu o dia “2 de julho” como sendo o Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares.

A ACMEB, em nome das denominações filiadas, parabeniza toda a “família bombeiros militares” de Goiás, bem como a equipe do PROARE que, dia após dia, vem conquistando cada vez mais espaço e aceitação por meio da prestação de um serviço de qualidade e excelência junto ao CBMGO.

Para saber mais sobre o PROARE, clique em: http://acmeb.org.br/2019/10/06/programa-de-assistencia-religiosa-no-cbmgo-parceria-entre-acmeb-cbmgo-e-fundacao-d-pedro-ii/

Por: Glédston C. Reis
ASCOM, 22 jul 2021, 18:17. Atualizado: 23:42
Com a colaboração de Moysés Cruz e Hudson Faria dos Santos

Mais fotos.

Foto: Medalha D. Pedro II
Fonte: PROARE

Fonte: PROARE

Fonte: PROARE

Fonte: PROARE

Fonte: PROARE

Fonte: PROARE