ACMEB VISITA PROGRAMA PADRÃO DE CAPELANIA NO CBMGO

No dia 16/12, representantes da ALIANÇA EVANGÉLIDA PRÓ CAPELANIA MILITAR E DE SEGURANÇA PÚBLICA DO BRASIL (ACMEB), estiveram na cidade de Goiânia-GO, para realização de uma visita ao Programa Prestação de Assistência Religiosa e Espiritual do CBMGO (PROARE) e parceiros.

A Comitiva da ACMEB foi composta pelos seguintes integrantes: Bp. José Carlos, Presidente; Lic. Augusto Honorio, Secretário Geral; Maj Rubens F. dos Santos, Coordenador de Programas e Parcerias; e, ainda, Pr. Glédston C. Reis, Coordenador de Comunicação Institucional.

A ação da Comitiva teve como escopo principal estabelecer aproximação e fortalecer o referido Programa com o objetivo de expandi-lo e torná-lo modelo para as forças de segurança da outras unidades da federação.

Na programação da visita foram previstas as seguintes atividades:

1) Participação na celebração de culto no Comando Geral dos Bombeiros do Estado de Goiás
2) Visita de cortesia ao Presidente da Fundação D. Pedro II
3) Visita de cortesia ao Comandante da Academia de Bombeiro Militar
4) Reunião com pastores (colaboradores voluntários
5) Almoço de confraternização.

A comitiva composta pelos 04 (quatro) componentes supracitados, saiu de Brasília-DF na noite do dia 15/12, por volta das 20h00, chegando em Goiânia às 23h00.

A alvorada do dia 16/12, quinta-feira, ocorreu às 05h12! Assim deu-se início aos preparativos para a participação da Comitiva no primeiro item da programação. Desta forma, às 06h50 a Comitiva desembarcou no pátio da unidade do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. No auditório do Comando Geral, por volta das 07h00, iniciou-se o culto evangélico sob a orientação da equipe local: Coordenador (estadual) TC MOYSÉS Cruz; Coordenador do PROARE, Pr. HUDSON Faria do Santos, Pr. JACKSON Silva, responsável pelos trabalhos na unidade do QG do BM/GO, além da presença de militares daquela unidade.

Sob um clima de muita alegria, o Coordenador TC MOYSÉS procedeu a abertura do evento cumprimentando e dando boas-vindas aos presentes. Em seguida, o TC BM HELTER, Chefe da 1ª Seção do Estado-Maior Geral, saudou o público em nome do Comandante Geral (CG). O Pr. JACKSON fez uma oração inicial invocando as bençãos divinas sobre os presentes e sobre as autoridades daquela corporação. O presidente de honra da ACMEB, Rev. ALUÍSIO Laurindo, fez a apresentação de cada membro da Comitiva em visita ao local. Sob a “batuta” do Pr. HUDSON, foram cantados hinos de louvor à Deus e, ato contínuo, passou-se ao momento da ministração da Palavra pelo Bp. JOSÉ CARLOS, Presidente, que abriu sua fala citando o texto contido em Fp 4-22: “Todos os santos vós saúdam, mas principalmente os que são da casa de César.” Encerrada a cerimônia, o TC BM HELTER fez agradecimentos aos presentes e conduziu os visitantes a uma breve visita às instalações do Comando Geral.

Fonte: ASCOM


No final da celebração cúltica, o Bp. JOSÉ CARLOS, juntamente com o TC MOYSES, fizeram a entrega de 01 (um) exemplar do MANUAL DO CAPELÃO: teoria e prática, para o TC HELTER, foto abaixo.

Fonte: ASCOM


Seguindo com a programação, a Comitiva chegou por volta das 09h09 para o segundo evento: visita à nova sede da Fundação D. Pedro II. Recebidos pelo Maj BM BRUNO, Presidente da Fundação, o momento foi marcado por um clima de muita descontração e amizade. Parceiro do PROARE, Maj. BM BRUNO, recebeu a Comitiva com muita efusividade e, ao mesmo tempo, empenhou palavra de esforço para o avanço no cumprimento das metas do Programa, em especial, no sentido de alcançar mais unidades da corporação, região metropolitana e interior do Estado, com o serviço de assistência religiosa e espiritual que já é prestado por meio dos capelães voluntários.

Fonte: ASCOM


Na visita ao Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar, a Comitiva foi recebida pelo TC BM DALCIN, Sub-Comandante da unidade militar. Nesta oportunidade, os participantes foram apresentados à autoridade pelo TC MOYSÉS. Em conversa bem informal, foram explicitados o motivo da visita, dentre os quais o interesse do atual Presidente e Coordenador local de avançarem na parceria então firmada para apoiar os profissionais de segurança pública em formação naquela escola de ensino e fazer do PROARE um modelo para as forças de segurança nas outras unidades da federação.

Ao final da visita na Academia de Ensino Bombeiro Militar, o TC BM DALCIN, convidou para uma foto oficial do encontro.

Fonte: ASCOM


Por volta das 11h51, a Comitiva da ACMEB e componentes do PROARE deslocaram-se para o almoço no restaurante Labodeguita, situado no setor Negrão de Lima, em Goiânia, onde o espaço e bem amplo e agradável. O momento de parada para a refeição e despedida foi marcado pela boa comida do cardápio goiano e a continuidade do clima de congraçamento e muita alegria entres os pastores/capelães, apesar da necessidade de cumprir as regras de distanciamento do estabelecimento em função do COVID-19.

A Comitiva, dando por cumprida a missão, retornou à capital federal, chegando por volta das 18h.

Por: Glédston C. Reis
ASCOM, 17 Dez 2020 21h40
Atualizado às 22h27
Mais fotos.