MINISTÉRIO DA DEFESA RECEBE REPRESENTANTES DA COMUNIDADE E AUTORIDADES PARA CONHECEREM O PROFESP

Fonte: ASCOM

No dia 31/10, no auditório do subsolo do Edifício Anexo ao Ministério da Defesa (MD), bloco O, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília-DF, uma comitiva formada por 10 (dez) representantes da comunidade e autoridades das Forças Armadas: Capelães-Chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, foram recebidos para uma apresentação do programa “FORÇAS NO ESPORTE” (PROFESP).

Fonte: ASCOM

A apresentação principal sobre o PROFESP ficou à cargo do Ten Brig do Ar R1 Ricardo MACHADO Vieira, Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD. A seleção, indicação e apresentação da comitiva de representantes religiosos de denominações evangélicas e entidades afins ao MD ficou à cargo da Presidência da Aliança Pró Capelania Militar Evangélica do Brasil (ACMEB).

A comitiva capitaneada pela ACMEB é fruto do desdobramento de esforço para a construção de uma proposta inicial de cooperação da entidade em divulgar o Programa junto à comunidade de modo a induzir e/ou motivar ações efetivas no campo do voluntariado de modo a colaborar com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio da prática e cultura do esporte.

Fonte: ASCOM

O PROFESP se constitui num programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério do Esporte, o Ministério do Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional da Juventude, operacionalizado por Organizações Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Fonte: ASCOM

O Programa funciona no contra turno escolar e visa o atendimento de crianças, jovens e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos. Tem ainda por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, formando cidadãos e melhorando a qualidade de vida dos beneficiários, prioritariamente, aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Após a apresentação no auditório, os presentes participaram de um delicioso coffee break em preparação para o deslocamento para o Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército, mais conhecido como “Clube do Rocha”, para conhecer in loco o funcionamento do PROFESP na Capital Federal.

Fonte: ASCOM

A comitiva em visita ao Clube do Rocha constatou a execução de um belo trabalho realizado por meio de voluntários com 1.000 crianças, 500 pela manhã e 500 na parte da tarde, de segunda a quarta-feira. Foram visitadas várias oficinas onde estavam sendo realizadas atividades, entre elas, destacam-se: artes, teatro, futebol de campo, futebol de salão, espanhol, inglês, dança, dança regional, judo e capoeira.

Fonte: ASCOM

Fonte: ASCOM

Momento muito especial de interação para os visitantes foi a participação no almoço com as crianças no salão principal. Cada membro da comitiva sentou-se à mesa para a refeição acompanhado de 8 a 10 crianças em cada mesa. Na oportunidade, comida de qualidade e bom papo foram garantidos pelo pessoal do refeitório e pela criançada, respectivamente.

Fonte: ASCOM

Fonte: ASCOM

Fonte: ASCOM

Fonte: ASCOM

Fonte: ASCOM

Atualmente o PROFESP, por intermédio de cerca de 160 Organizações Militares das três Forças, está presente em aproximadamente 100 cidades distribuídas por todos os Estados e Distrito Federal, onde estão sendo beneficiados mais de 23.500 alunos.

Para conhecer mais sobre o PROFESP assista o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CaY48IyaYlM

Glédston C. Reis
ASCOM, 23 Nov 2018 03:02 Atualizada as 10h08