“COMBATI O BOM COMBATE, ACABEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ.” (2ª Tm 4. 7)

Fonte: Jorge L. S. Lacerda

Ao despedir-me da vida ativa da caserna, após 33 anos, 6 meses e dezesseis dias de serviço ativo, sendo 17 anos 4 meses e nove dias no Exército Brasileiro e 16 anos dois meses e sete dias na Gloriosa Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, como Capelão Militar Evangélico, agradeço ao Bom Deus, que me dirigiu, guiou, sustentou e abençoou.

Tive o privilégio de incorporar no Exército Brasileiro, como Soldado em 4 de fevereiro de 1985, na Cia de Cmdo da 1ª RM, no RJ, onde no mesmo ano passei no concurso para Cabo de Infantaria; após terminar o curso, engajei para aguardar a vaga de Cabo com estabilidade, porém, no ano de 1986, antes de ser promovido à Cabo de Infantaria, passei no concurso para a Escola de Sargento das Armas (EsSA), onde fiz o Curso de Sargento de Comunicações, em 1987. Na EsSA, fui chamado por Deus para o Ministério de Capelania, após ouvir a palestra do Capelão e ser tocado pelo Santo Espírito de Deus.

Em 1988, após passar pela Brigada de Infantaria Paraquedista, fui servir na AMAN, onde tive a oportunidade de ajudar na formação dos Capelães, de 1989 a 1991, e servir nos Cursos de Artilharia e Comunicações. Como, na Cidade de Resende, à época, não havia nenhum curso de teologia, tive que esperar em Deus, para me preparar melhor, com vistas ao Ministério Pastoral e de Capelania Militar.

No final do ano de 1991, fui transferido para o CPOR do Rio de Janeiro, em 1992 iniciei o meu Curso de Bacharel em Teologia no Seminário Teológico Batista do Rio de Janeiro, hoje Faculdade Batista; fui ordenado ao Ministério Pastoral em 24 de abril de 1993, pelo saudoso Pastor Osíris Marques da Silva, quando passei a pastorear a Igreja Batista em Jardim Boiuna. No ano de 1995 terminei meu curso de Teologia e, a partir do ano de 1996, já com todos os pré-requisitos para o exercício da Capelania Militar, fiz o meu primeiro concurso para Capelão Militar do Exército; como não tive êxito, continuei me preparando.

Em 1987, fiz o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e fui classificado no BEsCom, no RJ. Em 1988, prestei concurso para Capelão do EB, MB e CBMERJ, não conseguindo aprovação em nenhum deles; neste ano ajudei na organização da Capela Evangélica da Vila Militar. Em 1999, após o Capelão Evangélico da Vila Militar do RJ, pedir baixa, fui convidado pelo meu Comandante, Cel. Osíris Marques da Silva Júnior, filho do Pastor que me ordenou, e então Presidente da UMCEB e do Núcleo Evangélico da Vila Militar, a fazer as vezes de Capelão na Escola de Comunicações, onde eu estava servindo sob o seu Comando, e também na Guarnição da Vila Militar, fato que foi autorizado pelo Comandante da 1ª DE. A partir desse período, iniciei o cumprimento da minha chamada para a Capelania Militar, como Sargento e Capelão, ao mesmo tempo, até o ano de 2002.

No ano de 2002, após uma experiência particular com Deus, prestei o Concurso para Capelão da PMERJ, onde fui aprovado. Agora como Primeiro-Tenente Capelão de fato e de direito, tive o privilégio de servir à Deus, chegando ao Posto de Coronel PM Capelão, em 21 de agosto de 2018.

Deus também me deu o privilégio de servi-lo como Presidente da União dos Evangélicos da PMERJ (UEPMERJ), de 1997 a 2017, por 5 mandatos consecutivos, quando passei a ser Presidente Emérito da mesma.

Neste momento há no meu coração uma mistura de emoções, de gratidão a Deus por ter cumprido a missão que Ele me outorgou, e a de saudade, por me afastar para a reserva remunerada. Peço ao bondoso e amoroso Deus, o Capelão dos Capelães, que continue chamando e capacitando mais Capelães para a sua seara militar, bem como que use sobrenaturalmente e abençoe sobejamente os atuais Capelães Militares, que aceitaram o desafio de cumprirem a missão.

Obrigado ACMEB pelo companheirismo, apoio e mão amiga.

Missão dada é missão cumprida. Cumpri a missão. Aleluia!

Glédston C. Reis
ASCOM, 21 Set 2018 19:14
Atualizada em 24 Set 08:55

Com a colaboração do:
Pr. Jorge Luís dos Santos Lacerda Cel. PM Capelão da PMERJ
Contato:j-dos-lacerda@bol.com.br