MISSÃO DADA, É MISSÃO CUMPRIDA !

Fonte: ASCOM

Na última quinta-feira, dia 13/09, foi encerrado o 1º. ENCONTRO DE CAPELÃES POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES, realizado no período de 10 a 13 de setembro do ano em curso, no Complexo da Academia de Bombeiro Militar – ABMIL, localizada na Área Especial 3, SHCS, Brasília-DF, sob a coordenação da Aliança Pró Capelania Militar Evangélica do Brasil (ACMEB).

Fonte: ASCOM

Atenta aos anseios dos Capelães Militares Evangélicos das Forças Auxiliares, a ACMEB reuniu esforços e, contando sempre com a ajuda do Alto e com a destacada colaboração do Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militares do DF, Cel Luiz Cláudio Barbosa Castro, realizou o Encontro solicitado pelos Capelães.

No dia 10/09, às 14h, a abertura oficial dos trabalhos foi declarada pelo Presidente da ACMEB, Rev. Aluísio Laurindo da Silva, após a necessária invocação das bênçãos e agradecimentos a Deus durante o exercício devocional realizado na Capela Evangélica do Corpo de Bombeiros Militar do DF.


Fonte: ASCOM

Neste mesmo dia, o grupo visitou as instalações do Comando da Força Nacional de Segurança Pública (FN), instalado no Anexo I, do Ministério da Justiça, na capital federal. Na oportunidade, após apresentação da FN aos Capelães, o Rev. Aluísio conduziu a apresentação da ACMEB a todo o público presente. Ao final da visita à Força Nacional, o Ten Cel Capelão-Chefe da PMDF, Pr. Gisleno Faria, convidou a todos para, em sinal de unidade, dar as mãos, e orarem pelo trabalho e membros da FN, tendo ao final impetrado a bênção de Deus sobre todos.


Fonte: ASCOM


Fonte: ASCOM

Em seguida, no Ministério da Justiça, o grupo de Capelães foi recebido por representantes do Ministério da Segurança Pública (MSP), a saber, Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

A calorosa acolhida dada por todos os representantes da FN, DEPEN e SENASP nas visitas realizadas foi coroada, ao término, pelo estabelecimento de um canal precioso de informação e comunicação para o desenvolvimento de ações futuras na área de Capelania, em prol de uma colaboração focada no interesse público.

No segundo dia do evento, 11/09, os Capelães estiveram reunidos para tratarem de temas relevantes como: 1) Ações das Capelanias Militares visando a aproximação entre as Corporações e a Comunidade Religiosa; 2) Atuação do Capelão na prevenção do suicídio; 3) Práticas Pastorais Castrenses – compartilhamento de experiências e saberes: Contexto, Planejamento de ações, Execução, Dificuldades, Boas práticas pastorais castrenses.

Fonte: ASCOM

Logo após o almoço, o grupo se dirigiu ao Quartel Central do CBMDF, onde realizou uma visita de cortesia ao gabinete do Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral do CBMDF, Cel Luiz Cláudio Barbosa Castro.

No dia 12/09, os participantes do encontro foram brindados com a participação no primeiro THE GLOBAL LEADERSHIP SUMMIT para as Forças de Segurança Pública no Distrito Federal, realizado no auditório da ABMIL, sob a coordenação das Capelanias Militares Evangélicas dos Policiais e Bombeiros Militares do DF.


Fonte: ASCOM

Além dos Capelães, o SUMMIT reuniu ao total aproximadamente 760 militares para assistirem vídeos/palestras do maior evento sobre liderança realizado na atualidade. Foram 200 policiais militares do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PMDF e 200 candidatos do Curso de Formação de Praças do CBMDF no período da manhã e, durante à tarde, 200 alunos do Curso de Formação de Praças do CBMDF e 160 participantes do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos, Especialistas e Músicos da PMDF.

Fonte: ASCOM

No último dia, após o exercício devocional, o grupo debateu sobre outros temas de relevância como: 1) Informação: Surgimento de entidades civis que se propões prestar serviços de Capelania nas Forças Auxiliares; 2) Criação e implementação do Serviço de Capelania Institucional e Voluntária.

Na sequência, foi realizada uma sessão Plenária onde se deliberou sobre os temas: 1) Cursos de Capelania; 2) Cursos de Apoio – família, prevenção do suicídio, música, alcoolismo e outras drogas; 3) Deliberação sobre a continuidade do Encontro Anual de Capelães Pastores das instituições de Segurança Pública; 4) Criação, pela ACMEB, de uma plataforma (canal técnico) de comunicação, a serviço dos Capelães PM/BM.

As ativas e oportunas participações dos Capelães, bem como o compartilhamento de saberes e experiências, demonstraram o acerto nas escolhas dos temas e também sua relevância no dia-a-dia dos Capelães junto à dimensão humana das Forças onde atuam. A sinergia predominante durante o Encontro proporcionou, além do congraçamento, a ampliação do network com a equipe da ACMEB, das capelanias do CBMDF e da PMDF e também com servidores do Ministério da Segurança Pública.

O evento foi encerrado por volta de 12h30 com um momento de festiva comunhão entre os Capelães participantes e os membros da Coordenação do Encontro durante um delicioso almoço servido no refeitório da ABMIL.

Glédston C. Reis
ASCOM, 20 Set 17:40