SEMINÁRIO/RETIRO DE CAPELÃES MILITARES EVANGÉLICOS 2018


Foto oficial do Seminário/Retiro de Capelães Militares 2018.Fonte: ASCOM.

No dia 27 de abril do corrente ano, na cidade de Valinhos-SP, o SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO E RETIRO ESPIRITUAL DE CAPELÃES MILITARES EVANGÉLICOS, coordenado pela Aliança Pró Capelania Militar Evangélica (ACMEB), teve seu encerramento marcado pela confraternização de seus participantes em um almoço/churrasco muito bem servido à beira da piscina do Hotel Fonte Santa Tereza (HFST).


Almoço de despedida à beira da piscina do HFST. Fonte: ASCOM.

A equipe coordenadora, composta pelo Rev. Aluísio (Coordenador) e os assessores Glédston, Gerson, Rubens e André chegou ao HFST no domingo, dia 22, para cuidar das providências relacionadas à organização de material (pastas com caneta, impressão da programação, bloco de anotações, crachás, folder, etc.) e verificação das salas e demais ambientes, com o intuito de bem receber os participantes do evento.


Sala da Coordenação: preparação do material do Retiro. Fonte: ASCOM.

Preciosa contribuição à realização do Retiro foi dada pelos representantes da Polícia Militar do Paraná, Rogério e Jonathan, que nas primeiras horas de segunda-feira (23) se apresentaram como voluntários e imediatamente passaram a compor a equipe da Coordenação, auxiliando na organização e condução do evento.


Manhã do dia 23: Equipe da Coordenação inicia atividades com oração.Fonte: ASCOM.

Neste ano, o evento teve início no dia 23 de abril com a recepção, inscrição e instalação dos participantes iniciada a partir do meio dia, no HFST, com direito a um delicioso almoço logo na chegada. À noite, no Culto de Abertura, a pregação ficou a cargo de um dos ilustres visitantes estrangeiros presentes, General de Brigada Capelão Douglas E. Lee, do Exército dos EUA (Reserva).


Refeitório do HFST (direita para esquerda, de pé):Ten- Gen Lee Kap-Jin, Gen Douglas E. Lee, Pr. Daniel Messina, Rev. Aluísio, Mj Rubens e Pr. Gerson (ao fundo).

O segundo dia (24) de atividades, foi realizado no Mosteiro Kostka, em Itaici, Indaiatuba-SP, tendo sido desenvolvido em conjunto com os Capelães Militares Padres. Após momento de confraternização durante o café da manhã servido às 08h00 no Mosteiro Kostka, com a participação dos dois grupos de capelães militares (padres/pastores) ali reunidos, a programação se desenrolou ficando marcada pela densidade e riqueza das apresentações dos palestrantes: 1) Exposição sobre o Manual do Capelão: TCel Capelão Gisleno Gomes de Faria Alves, ovacionado e aplaudido de pé pela plateia presente, em razão da brilhante exposição e pelo reconhecimento do valor da obra apresentada; 2) Assistência Religiosa aos militares da Coréia do Sul: Ten-General Lee Kap-Jin, do Corpo de Fuzileiros da República da Coréia do Sul; 3) Serviço de Assistência Religiosa das Forças Armadas dos Estados Unidos: Gen-de-Brigada Capelão Douglas E. Lee, do Exército dos Estados Unidos (Reserva), além do tocante e inesquecível testemunho dado pelo Sgt Timothy Payne, mais conhecido como Sgt Tim, do Exército dos Estados Unidos (Ref), oportunidade em que destacou que os valores e princípios cultivados durante a sua carreira militar pautaram, mais tarde, sua conversão e fé cristã.


Vista frontal do Mosteiro Kostka. Fonte: ASCOM.


TCel Gisleno Farias: palestra sobre o Manual do Capelão. Fonte: ASCOM.

Não menos denso e rico, o dia seguinte (25), após o Café da Manhã seguido de Exercício Devocional, trouxe como atividade central do programa do Retiro, as Mesas Temáticas que, ao final, demandaram sessão de perguntas e exercícios (individual e em grupo) com o objetivo de reflexão, internalização e compartilhamento de propostas e sugestões sobre os temas apresentados.

Os temas abordados pelas Mesas Temáticas foram: I – Parcerias que edificam: 1) Parcerias internacionais: Cel. Phil Exner, do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (Reserva); 2) Parcerias com entidades paraeclesiásticas e Igrejas: Cel PMESP Alexandre Marcondes Terra (Reserva); 3) Parcerias com denominações e com o Estado: Capitão CBMPA e Capelão, Rev. Aluísio Laurindo da Silva (Reformado); e, ainda, II – Presença e atuação do Capelão em ambiente hostil: 1) No trabalho (quartel): Ten-Gen Lee Kap-Jin; 2) Conturbação social: Capitães Capelães EB Ednaldo da Costa Pereira e PMERJ Enoque Rafael; e, por fim, 3) Na guerra: Gen-de-Brigada Douglas E. Lee.

À noite, os participantes do Retiro se deslocaram para a celebração de Culto que ocorreu na Igreja do Nazareno (Pr. Anipps) em Valinhos-SP, onde o Sgt Tim, herói de guerra, compartilhou novamente o seu impactante testemunho.


Ig. do Nazareno, Valinhos-SP: Sgt Tim (à frente).Fonte: ASCOM.

No penúltimo dia (26), quinta-feira, o evento seguiu com a realização da Mesa Temática: Como exercer um relevante Ministério de Capelania no contexto do Século XXI, com a participação dos preletores Ten-Gen Lee Kap-Jin, Gen-de-Brigada Douglas E. Lee e TCel Capelão Gisleno Gomes de Faria Alves. A Mesa Temática deste dia teve como participantes os Capelães Militares Pastores da Marinha, Aeronáutica, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Por ter sido considerado ato de serviço pelo Exército Brasileiro, o terceiro dia do Retiro seguiu com os Capelães Pastores do EB reunidos em separado para tratar de assuntos específicos daquela Força. Às 20h, antecedendo ao Coffee Break e descanso, foi realizada uma reunião plenária conjunta entre a Aliança Pró Capelania Militar Evangélica (ACMEB) e os Capelães.

No último dia (27), realizado o Culto de Encerramento, foram entregues os Certificados de Palestrantes e Colaboradores. Em seguida, os participantes do Retiro foram convidados para um momento de confraternização/interação: almoço à beira da piscina do HFST.

Registra-se a presença da Sra. Georgina Assumpção Rajah, a irmã Gina, representante da Associates For Christian Conferences Teaching and Service (ACCTS) para região sul da África e Brasil, bem como do Pastor Daniel Messina, este último vindo dos Estados Unidos especialmente para participar e apoiar o evento. Ambos foram incansáveis na tarefa de bem traduzir as ministrações da equipe de alto nível, formada por militares cristãos estrangeiros que abrilhantaram o Retiro com suas presenças e efetivas participações.

A conclusão, em caráter preliminar, baseada nas avaliações colhidas, aponta para um índice que traduz a expressiva aprovação e satisfação demonstrada pelos participantes quanto à organização do Seminário/Retiro realizado neste ano de 2018.

O evento tem sido realizado durante anos consecutivos e, mais uma vez, deixou saudades e um gostinho de “quero mais” que sinaliza o desejo geral de todos os participantes que lá se fizeram presentes quanto à realização do próximo encontro, já anunciado para acontecer entre os dias 6 a 10 de maio de 2019.

Em nome do Presidente da ACMEB e Coordenador, Rev. Aluísio Laurindo da Silva, agradecemos a participação e a colaboração de todos que cooperaram para a realização e o sucesso do SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO E RETIRO ESPIRITUAL DE CAPELÃES MILITARES EVANGÉLICOS – 2018.

Glédston C. Reis
ASCOM, 13 Mai 2018