CONGRESSO DE CAPELANIA HOSPITALAR

No período de 04 a 06 deste mês, a capital São Paulo abrigou a realização do III Congresso Nacional de Cuidados Paliativos, evento da área de capelania hospitalar, sob a coordenação geral da Capelã Eleny Vassão. O tema central do Congresso: “Buscando o sentido da vida: Espiritualidade como fator de promoção da qualidade de vida”, reuniu profissionais e leigos de praticamente todas as regiões do Brasil no auditório da Escola Americana do Colégio Mackenzie, em Higienópolis, centro da cidade, para exposição do tema, debates e oficinas.

A partir da perspectiva de Viktor Frankl, médico judeu, prisioneiro de campos de concentração nazista e criador da Logoterapia, as atividades se desenvolveram durante todo o Congresso em busca de respostas às questões da dor e sofrimento humanos que se interpõem na jornada de vida: “Será que a vida tem mesmo um sentido? Como encontrar uma razão para viver quando as nuvens sombrias do sofrimento prolongado ameaçam os últimos fios da esperança?”

No último dia do evento (6), após as seguidas e sempre brilhantes exposições, uma verdade restou unanimemente reconhecida pela seleta plateia presente no auditório: “A espiritualidade é um fator vital no cuidado integral do enfermo em Cuidados Paliativos, de seus familiares e dos profissionais da saúde.” Ainda neste dia, os participantes foram brindados com o lançamento de mais um livro de Eleny Vassão: “Esperança para viver e para partir – Espiritualidade em Cuidados Paliativos”.

A ACMEB se fez presente e representada no evento com a participação de seu Assessor de Comunicação, Pr. Glédston C. dos Reis, que na oportunidade, em nome da entidade, fez a entrega à Capelã Eleny de um exemplar do livro “Manual do Capelão – Teoria e Prática”, de autoria do Tenente Coronel e Pastor Gisleno Gomes de Faria Alves (org.), Capelão Chefe da Polícia Militar do Distrito Federal, e de diversos colaboradores, todos Capelães Militares brasileiros.

Glédston C. Reis
ASCOM, 10 Out 2017